CIDADES |
Prefeitura de Getúlio Vargas realiza vistoria técnica para avaliar canalização de arroios e planeja ações de prevenção a alagamentos |
Ação conjunta envolveu Defesa Civil, Bombeiros e Secretarias de Obras e Meio Ambiente |
O vice-prefeito de Getúlio Vargas, Dinarte Farias, acompanhou, nesta semana, uma vistoria técnica em pontos estratégicos do município com o objetivo de avaliar a estrutura de canais e arroios que cortam a cidade. A ação envolveu a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Obras, em conjunto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
Durante a inspeção, foi avaliada a situação da galeria do Arroio Limer, nas proximidades do Taguá, bem como o túnel de passagem de água que liga a região até a ponte da Severiano de Almeida.
Segundo o vice-prefeito, “a vistoria permitiu verificar que a maior parte do canal apresenta fluidez normal de água e está limpa, necessitando apenas de uma pequena limpeza localizada”. Ele destacou que o canal não se encontra obstruído, o que demonstra que, em grande parte, a estrutura está funcionando adequadamente.
Melhorias no Rio Abaúna já estão em planejamento
Ainda durante a vistoria, os secretários de Obras e de Meio Ambiente, Sérgio Lima e Grégori Soccol, também discutiram com engenheiros e técnicos alternativas de intervenções futuras no rio Abaúna, visando aumentar sua capacidade de drenagem. Conforme explicou o vice-prefeito, já está em andamento o processo de contratação de serviços voltados à melhoria estrutural do leito, como forma de prevenir novos alagamentos.
“A ideia é executar uma obra que proporcione maior eficiência no escoamento da água e minimize os riscos em áreas mais suscetíveis”, afirmou Dinarte. Segundo ele, a proposta está sendo elaborada com base em critérios técnicos e conta com o respaldo da equipe da Secretaria de Obras, que acompanhou toda a vistoria. Também estava presente a engenheira de transportes Marceli Schvartz.
Prevenção como prioridade
A ação demonstra o comprometimento da gestão municipal com a prevenção de desastres naturais, especialmente em períodos de maior risco de chuvas intensas. “Estamos atuando de forma integrada, planejando e executando medidas que tragam mais segurança para a população”, finalizou Dinarte.
Novas inspeções devem ocorrer nos próximos dias em outros pontos críticos da cidade, com o objetivo de mapear riscos e definir novas frentes de trabalho.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |