|
CIDADES |
|
Com expectativa de 2,8 milhões de visitantes, começa o “Natal Luz de Gramado” |
| Evento prossegue até o dia 18 de janeiro em diferentes locais da cidade |
Uma série de atrações marcou, na última semana, a abertura oficial do 40º “Natal Luz de Gramado” (Serra Gaúcha), um dos principais eventos do calendário cultural e turístico do Rio Grande do Sul. A expectativa é de ao menos 2,8 milhões de visitantes até o encerramento, em 18 de janeiro – a Gramadotur, empresa organizadora, pretende obter do livro “Guinness” dos recordes o reconhecimento de maior festa da modalidade no mundo.
Com orçamento de R$ 37 milhões, a programação abrange mais de 300 shows, desfiles e concertos, dentre outros, envolvendo 2,5 mil profissionais (elenco, produção, pessoal de apoio e terceirizados). Além de atrações com ingresso pago, estão previstos 167 shows gratuitos, em diferentes pontos da cidade, bem como ações solidárias. As informações são divulgadas no site natalluzdegramado.com.br.
Com a palavra…
“Com uma bela e revigorada decoração natalina, iluminada por aproximadamente 4 milhões de pontos de led, Gramado convida o Brasil a viver uma experiência única. O Natal Luz é mais que um evento, é também um sentimento coletivo de alegria, esperança e tradição marcada por quatro décadas de emoção, cultura e fé”, diz a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
O titular da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Ronaldo Santini, ressalta que o Natal Luz reafirma a vocação do Estado para o segmento e que os números positivos desta edição reforçam o bom desempenho do setor. Segundo ele, trata-se de um símbolo da força do turismo gaúcho e do impulsiono ao desenvolvimento econômico e social do Estado, com impacto positivo direto a milhares de famílias da Serra.
“O turismo gaúcho passa por momentos decisivos e eventos como este ajudam a consolidar o Rio Grande do Sul como destino competitivo, reforçando a retomada econômica e a valorização da cultura local por meio de um evento que atrai visitantes de diversas regiões do País por um período extenso”.
A relevância do evento se reflete também na movimentação da rede hoteleira, gastronômica e comercial, que opera em ritmo intenso durante toda a temporada. A partir desta edição, o investimento em mobilidade, divulgação e parcerias com o setor privado foi ampliado, fortalecendo a infraestrutura e a experiência dos visitantes.
“Este é o momento de mostrar que o Rio Grande do Sul abraça o visitante, oferece experiências de qualidade e projeta nossa identidade como destino de referência”, concluiu o titular da Setur. O governo gaúcho destinou R$ 1,6 milhão ao evento, por meio da Setur e das Secretarias da Cultura (Sedac) e Comunicação (Secom).
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |





