CIDADES
Relíquia de Carlo Acutis completa quatro anos na Diocese de Erexim
   
Paróquia São Cristóvão se consolida como referência de devoção ao jovem santo, com missas mensais e presença de fiéis de toda a região

Por Assessoria de imprensa
02/02/2026 07h54

Nessa segunda-feira, dia 2 de fevereiro, a Diocese de Erexim completou quatro anos da chegada da relíquia de São Carlo Acutis, que permanece na Paróquia São Cristóvão, em Erechim. Tradicionalmente reconhecida na cidade e na região pela devoção ao padroeiro e pela Festa dos Motoristas, a paróquia passou, ao longo desse período, a ser também procurada pela presença da relíquia do jovem santo. Segundo o pároco, padre Maicon Malacarne, “uma devoção que tem crescido de forma constante em Erechim e na região”.

A vivência dessa devoção se expressa, de forma especial, nas missas celebradas todo dia 12 de cada mês, às 19h30. A data remete ao falecimento de Carlo Acutis, ocorrido em 12 de outubro de 2006, e se tornou um momento mensal de memória e espiritualidade na comunidade. “Todo dia 12 nós temos uma missa especialmente lembrando o testemunho e a fidelidade de São Carlo Acutis, e por isso tem sido também um momento de revitalizar essa devoção”, explica o pároco.

As celebrações reúnem fiéis da Paróquia São Cristóvão, de outros bairros de Erechim e também de fora do município. Os encontros se encerram com adoração ao Santíssimo Sacramento, em referência à profunda devoção eucarística que marcou a vida de Carlo Acutis. “Ele guardava um amor muito grande pela Eucaristia, e por isso a conclusão da missa é sempre com esse momento de adoração e bênção do Santíssimo”, ressalta.

Além da relíquia (que são três fios de cabelo do santo) que chegou à Diocese de Erexim em 2022, em novembro de 2025, após sua canonização, a paróquia passou a contar ainda com a imagem de Carlo Acutis.

Padre Maicon destaca ainda a forte identificação dos jovens com a figura de Carlo Acutis, por se tratar de um santo que representa a juventude do tempo atual. “Ele representa os jovens e adolescentes do nosso tempo, a forma de compreender o mundo, de viver as questões atuais, a tecnologia, o modo de se vestir”, observa. Essa proximidade tem impactado grupos de catequese, jovens, coroinhas e acólitos, que encontram na história de Carlo Acutis uma inspiração concreta de vivência da fé.

Ao recordar os quatro anos da chegada da relíquia, o pároco reforça o convite para que mais pessoas conheçam esse espaço de devoção e participem das missas do dia 12. “Cada um de nós é convidado a viver um caminho de santidade a partir daquilo que somos”, afirma, lembrando que o testemunho de Carlo Acutis inspira uma vivência cristã possível, marcada pela fidelidade à própria história, com suas fragilidades e desafios.


   

  

menu
menu

Nós e os terceiros selecionados usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, outras finalidades, conforme especificado na política de cookies.
Você poderá consentir o uso de tais tecnologias ao usar o botão “Aceitar”. Ao fechar este aviso, você continua sem aceitar.

SAIBA MAIS

Aceitar
Não Aceitar