CIDADES
Proteção com óculos escuros ajuda a prevenir doenças oculares, aponta oftalmologista
   
Exposição solar deve ser cuidada em razão da incidência dos raios ultravioletas, principalmente das 10h às 16h

Por Assessoria de imprensa
15/01/2026 09h32

Os dias quentes de verão reforçam a importância da prevenção e do cuidado com a saúde ocular. Nos dias em que o sol predomina, é fundamental proteger os olhos da incidência dos raios ultravioletas (UV) por meio da utilização de óculos solar, conforme reforça a médica oftalmologista do HORGS - Hospital de Olhos do Rio Grande do Sul, Dra. Patrícia Pin, especialista em cirurgia refrativa e de catarata.

“Costumo orientar meus pacientes que, se precisamos proteger a nossa pele com o protetor solar, também precisamos proteger os olhos com a utilização de óculos de sol”, declara a profissional. O uso correto de óculos de sol em dias ensolarados impede o contato com a radiação ultravioleta, que pode causar risco e acelerar o desenvolvimento de doenças, como catarata, pterígio, tumores da superfície ocular e degeneração macular, no caso de pacientes predispostos.

Nos primeiros meses do ano, principalmente entre janeiro e até o fim de fevereiro, com período de férias e carnaval, a incidência dos raios ultravioletas costuma ser ainda mais forte. Por isso, o cuidado deve ser redobrado com os horários de exposição solar. A recomendação é que os óculos devem ser utilizados a todo momento de contato com o sol, mas ele não pode ser esquecido nos horários de “pico”, das 10h às 16h, quando os raios são mais nocivos à saúde do olho humano. 

Óculos com certificação de proteção UV garantem segurança

Um ponto que também faz a diferença na saúde dos óculos é a qualidade da proteção e a sua procedência. De acordo com a Dra. Patricia, os óculos utilizados precisam ter a certificação de proteção UV, ou seja, acessórios que não possuem esse requisito, mesmo que deem a falsa sensação de proteção, não devem ser utilizados. “Isso não significa que os óculos necessitam ser caros, mas eles precisam ser de boa qualidade e ter o certificado de proteção UV para garantir o bloqueio efetivo dessa radiação”, orienta a oftalmologista. 

O alerta se torna necessário em razão da procedência duvidosa dos óculos que não possuem a certificação. Segundo a médica, esses acessórios podem potencializar riscos e danos aos olhos. “Ao gerar um ambiente escuro, eles estimulam maior dilatação da pupila e entrada de radiação no olho, o que, na ausência de proteção UV adequada, pode potencializar os danos à saúde ocular”, conclui Patrícia.


   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu

Nós e os terceiros selecionados usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, outras finalidades, conforme especificado na política de cookies.
Você poderá consentir o uso de tais tecnologias ao usar o botão “Aceitar”. Ao fechar este aviso, você continua sem aceitar.

SAIBA MAIS

Aceitar
Não Aceitar