CIDADES
Municípios terão compensação automática do VAF negativo após solicitação da Famurs
   
Receita Estadual confirmou que saldos de 2023 não compensados em 2024 serão transferidos para 2025, atendendo pedido da entidade

Por Assessoria de Comunicação
17/09/2025 23h05

A Famurs obteve mais uma conquista importante para os municípios gaúchos junto à Receita Estadual. Atendendo solicitação da entidade, o órgão confirmou que os saldos de Valor Adicionado Fiscal (VAF) negativos registrados em 2023, e que não foram totalmente compensados em 2024, serão automaticamente transferidos para o ano-base de 2025.

A medida, que será operacionalizada pela própria Receita, ameniza a queda do valor adicionado dos municípios e evita prejuízos adicionais em um período decisivo, já que os índices formados agora servirão de referência para a transição da Reforma Tributária.

Segundo a presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, a decisão é resultado da mobilização da entidade. “Trabalhamos para que nenhum município seja penalizado injustamente. Esse reconhecimento da Receita demonstra a força do movimento municipalista e garante mais tranquilidade às gestões neste momento de mudanças”, destacou.

Com a confirmação de que a compensação será realizada automaticamente, a Famurs reforça que os municípios não precisam adotar procedimentos adicionais, mas devem acompanhar atentamente seus cálculos de VAF para assegurar os resultados.


   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu

Nós e os terceiros selecionados usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, outras finalidades, conforme especificado na política de cookies.
Você poderá consentir o uso de tais tecnologias ao usar o botão “Aceitar”. Ao fechar este aviso, você continua sem aceitar.

SAIBA MAIS

Aceitar
Não Aceitar