CIDADES |
Seminário em Getúlio Vargas fortalece a Educação Infantil com reflexões e práticas pedagógicas |
Educadoras participam de um dia de aprendizado e troca de experiências para qualificar o ensino e o cuidado na primeira infância |
Na última semana, educadoras da rede municipal de Getúlio Vargas participaram de um dia especial de escuta, reflexão e aprendizado no Seminário Permanente em Educação Infantil, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. A programação teve início com uma visita à Brinquedoteca da Universidade de Passo Fundo (UPF), onde as participantes puderam conhecer e vivenciar ambientes pedagógicos cuidadosamente organizados para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.
À tarde, no Salão de Atos da Prefeitura, o grupo participou da atividade formativa “O processo de brincar na Educação Infantil”, conduzida pela professora Dra. Rosana Coronetti Farenzena (UPF), que propôs reflexões profundas sobre o papel do educador e o protagonismo das crianças de 0 a 5 anos. A secretária Luciana Spagnol Bordignon, na abertura do seminário, destacou a importância da formação continuada e ressaltou a experiência da professora Rosana, enfatizando a relevância de sua contribuição para qualificar o trabalho pedagógico das educadoras.
Durante o seminário, Rosana apresentou abordagens educacionais, como as de Emmi Pikler e Reggio Emilia, reforçando a importância do brincar livre, das interações sensíveis e da construção de ambientes que respeitem a expressividade corporal da criança pequena. "Os cinco primeiros anos de vida definem o restante da vida de uma pessoa", afirmou Rosana. "Trabalhar com crianças pequenas exige responsabilidade, conhecimento e compromisso com práticas humanizadas."
Como destacou a professora, "quem faz as escolas, os ambientes e os vínculos são vocês, com suas mãos potentes. E que essas mãos sejam chão fértil para deixar as crianças florescerem." O seminário também foi marcado por dinâmicas com materiais naturais e propostas inspiradas na escuta e observação atenta, como o exercício de desenhar o próprio nariz, estimulando um olhar cuidadoso e a valorização das singularidades infantis.
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