CIDADES
Encontro de Ovinocultores em Estação aborda mercado, manejo e bem-estar animal
   
Quinta edição reuniu produtores e lideranças no CTG Tropilha da Serra, com palestras e demonstração prática de tosquia

Por Assessoria de imprensa
01/10/2026 07h40

O CTG Tropilha da Serra, em Estação, recebeu na sexta-feira (25 de setembro) o 5º Encontro de Ovinocultores de Estação. Promovido pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, em parceria com a administração municipal, o evento reuniu produtores, criadores e lideranças da região para discutir boas práticas de manejo, oportunidades de mercado e o desenvolvimento da atividade.

A programação iniciou com a apresentação do médico-veterinário Frederico Modri Neto, da área de criações do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim. Ele abordou as ações de extensão rural no Alto Uruguai e a contribuição da assistência técnica para o fortalecimento da ovinocultura regional.

Na sequência, Cristiano Oliveira, gerente de produção do Frigorífico Roso, ministrou a palestra “O Futuro é a Ovinocultura”. A apresentação tratou do cenário de compra e abate de cordeiros, das demandas do mercado e das perspectivas para o setor.

O manejo dos animais também esteve em pauta com a médica-veterinária e extensionista da Emater/RS-Ascar Ana Luiza Lira. Ela apresentou técnicas de tosquia voltadas à saúde e ao bem-estar dos ovinos.

Complementando as orientações, os participantes acompanharam uma demonstração prática de tosquia conduzida por Diogo Melo de Almeida, prestador de serviços de Vacaria.

O encontro foi encerrado com pronunciamentos das autoridades presentes e um almoço de confraternização. A iniciativa buscou ampliar o acesso dos produtores à informação e incentivar a qualificação e o fortalecimento da ovinocultura no município e na região.


   

  

menu
menu

Nós e os terceiros selecionados usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, outras finalidades, conforme especificado na política de cookies.
Você poderá consentir o uso de tais tecnologias ao usar o botão “Aceitar”. Ao fechar este aviso, você continua sem aceitar.

SAIBA MAIS

Aceitar
Não Aceitar