|
CIDADES |
|
Sertão sedia Seminário Cooperativismo e Mercados Institucionais |
| Encontro no IFRS reúne atores sociais para fortalecer cooperativas, ampliar mercados e promover políticas públicas de abastecimento alimentar saudável |
O Seminário Programa de Extensão Cooperativa (PEC/RS) e Mercados Institucionais de Alimentos, realizado em Sertão, na terça-feira (09/12), no Auditório Central do IFRS, reuniu extensionistas da Emater/RS-Ascar, instituições públicas compradoras de alimentos, agricultores, cooperativas da agricultura familiar e gestores municipais das regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Erechim e de Passo Fundo. O potencial de mercado, a capacidade de oferta da agricultura familiar e as competências das cooperativas no atendimento deste mercado, a importância da alimentação adequada e saudável, avanços e desafios, além de relatos de experiências, marcaram a programação do seminário com os atores sociais envolvidos na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A coordenadora estadual do Programa de Extensão Cooperativa da Eamter/RS-Ascar, Patrícia Fogaça Fernandes, e o coordenador da Unidade de Cooperativismo de Erechim (UCP), Cleunir Augusto Paris, contextualizaram as ações realizadas por meio do programa no Estado e na região, destacando a importância desta política pública para aprimorar a gestão das organizações da agricultura familiar e, com isso, qualificar e ampliar a inserção nos mercados institucionais.
Patrícia observou que o programa é coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e executado pela Emater/RS-Ascar, através de sete unidades de Cooperativismo. No Estado, são atendidas 120 cooperativas, e nas regiões de Erechim e Passo Fundo, pelo menos 20 cooperativas são atendidas pelo programa. Ela também reforçou aspectos da legislação, especificidades operacionais, avanços e desafios em relação à execução do PAA e do Pnae.
Vilmar Leitzke, extensionista do Regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, apresentou as principais ações do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), destacando a importância socioeconômica das agroindústrias familiares na produção de alimentos e no atendimento da PAA e do Pnae.
As prefeituras de Cruzaltense, Ponte Preta e de Getúlio Vargas, acompanhados pelas equipes dos respectivos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, apresentaram relato das experiências na aquisição de alimentos da agricultura familiar pelo Pnae e ainda com recursos próprios por meio do PAA Modalidade Compra Institucional e/ou por legislação própria, destacando os benefícios econômicos e de qualidade da alimentação em relação às aquisições da agricultura familiar. Destacaram ainda as relevantes contribuições da Emater/RS-Ascar no apoio/orientação nos processos de compra de alimentos da agricultura familiar.
O prefeito de Cruzaltense, André Gazzoni, apresentou a política pública municipal, implementada em 2025, que disponibiliza cesta de alimentos da agricultura familiar aos funcionários da Prefeitura.
As cooperativas atendidas pelo Programa de Extensão Cooperativa (PEC/RS) apresentaram suas competências em relação ao fornecimento de alimentos para o Pnae e o PAA e realizaram a demonstração da oferta, momento de apresentação e degustação dos alimentos e de aproximação e diálogos com nutricionistas, gestores de compras e demais representantes das instituições públicas compradoras de alimentos.
A solenidade de abertura contou com as considerações da nutricionista Joane Coleone, representando a Prefeitura Sertão, da gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Fernanda Tacca Angonese, do gerente regional de Passo Fundo, Josmar Freitas Veloso, do diretor-geral do IFRS Campus Sertão, Clever Variani, e ainda das considerações do presidente da cooperativa Nossa Terra, Adelmir Gaiardo, representando a Unicafes/RS e as demais cooperativas da agricultura familiar presentes no evento.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |





