GERAL
Município da região recebe investimento genético em gado de leite
   

Por Redação
29/01/2020 11h14

CGLBrasil escolhe Ipiranga do Sul para realizar o investimento

  Município da região recebe investimento genético em gado de leite. Na semana que passou, Ipiranga do Sul realizou evento no Centro Multiconvivência que marcou o recebimento do novo lote com 100 doses de sêmen de Tourus Montbeliarde, que será implementado juntamente com a raça holandesa no município e distribuído aos produtores rurais cadastrados. De acordo com o secretário da Agricultura, Gilberto Toazza, a vinda da raça teve o apoio e o empenho do poder público com o objetivo de manter os produtores na atividade leiteira no município.

"Estamos otimistas com esta nova opção de inovação e investimento genético. O leite é uma renda mensal e faz muita diferenças nas famílias. Esta parceria é forte e importante e, certamente, dará certo", disse Toazza.

O coordenador do Programa de Melhoramento Genético, Leodonio Silva Santos, destacou que esta parceria com a empresa CGL Brasil trará bons frutos aos municípios.

Fizemos um projeto e levamos ao conhecimento do prefeito Mario Luiz Ceron que aderiu à ideia. Iniciamos no ano passado e hoje sai do papel com a chegada da primeira remessa de sêmen Montbeliarde, que vem para incrementar nosso gado leiteiro com benefícios a baixo custo de produção, informou o coordenador ao lembrar que Ipiranga do Sul foi uma das cidades escolhidas pela CGL no RS para receber este tipo sêmen.

Conforme o administrador da Companhia CGL no Brasil, Marcos Ubiratan Flores, ressaltou que este tipo de sêmen foi trazido da França para o Brasil para que se produza com melhor qualidade e com redução de custos.

Buscaremos maximizar o uso das pastagens e das silagens. Ipiranga será o centro tecnológico na área leiteira. Este gado vem muitas vantagens genéticas para cruzar como gado holandês. Será um gado semiconfinado a pasto, sua produtividade permanecerá no mesmo patamar, mas pela conversão trará um lucro real ao produtor, informou o sócio e administrado da CGL e exemplificou que com menos litro de leite se fará mais queijo, e teremos um leite com mais qualidade do ponto de vista de sólidos e proteínas, segundo as classificações internacionais.

Marcos comenta ainda que as primeiras importações desta raça aconteceu em 2010.

Pretendemos levar os produtores do município para visitar as propriedades em SC para que eles conheçam mais desta raça vinda da França. Nossa ideia é mostrar para as pessoas que não haverá um aumento da produção, porém os custos irão baixar. Está raça não fará milagres, mas estamos trazendo um opção de inovação, observou.

Segundo o produtor de leite da comunidade de Salgado Filho, Cleiton Luiz Folle que investe na bacia leiteira a expectativa é grande quanta à nova raça.

Esperamos maior rusticidade aliada longevidade sem perder no quesito produção. Estamos agradecidos ao poder público por este incentivo, disse Folle.

 

CONHEÇA MAIS DA RAÇA

  O Tourus Montbeliarde é uma linhagem da raça simental, desenvolvida na França que tem como principal objetivo a produção de leite. Podemos classifica-la como sendo 70% leite e 30% carne, devendo ser utilizada por aqueles criadores que buscam melhorar características leiteiras de seus rebanhos,como: produção de leite diária, qualidade de úbere, persistência de lactação, sólidos do leite.   Município da região recebe investimento genético em gado de leite  

COMO IRÁ FUNCIONAR O PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO

  O município vai adquirir as doses e doará aos produtores de leite registrados na Secretaria de Agricultura. A partir disso, duas agropecuárias do município irão fornecer o serviço, cobrando os materiais e os quilômetros até a propriedade onde será realizado o atendimento. Outras informações podem ser obtidas junto à Secretaria da Agricultura do município.

   

  

menu
menu

Nós e os terceiros selecionados usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, outras finalidades, conforme especificado na política de cookies.
Você poderá consentir o uso de tais tecnologias ao usar o botão “Aceitar”. Ao fechar este aviso, você continua sem aceitar.

SAIBA MAIS

Aceitar
Não Aceitar