CIDADES
Parceria de trabalho desenvolve rótulos para agroindústria familiar
   
Já foram beneficiados 17 empreendimentos na região norte

Por Redação Tribuna Getuliense
24/06/2022 15h36

Na tarde desta quinta-feira (23/06) no Instituto Federal do Rio Grande do Sul-IFRS -campus Erechim ocorreu a solenidade entrega do projeto de rótulos e embalagens para as agroindústrias familiares. A parceria foi construída em conjunto pelas equipes técnicas da Emater/RS-Ascar, IFRS, Prefeitura de Erechim e o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA).

Este é o segundo ano desta parceria que desenvolveu rótulos para agroindústrias familiares. Já foram beneficiados 17 empreendimentos na região norte do estado. No evento estiveram presentes, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, extensionistas rurais, o representante da direção do IFRS, Alexandro Adário e o diretor de ensino, Demian Boaroli, e representando o CAPA ,Joao Foschiera.

Tonello destacou a importância de qualificar a rotulagem e o marketing. A agroindústria é uma ferramenta para agregação de valor aos produtos da agricultura familiar que também é uma das ações da Emater/RS-Ascar. A professora Andreia Mesacasa, coordenadora do projeto pelo IFRS, salientou importância da interação com as agroindústrias para a equipe de trabalho do projeto e para os alunos/bolsitas a oportunidade de aplicar os conhecimentos obtidos no curso.

O extensionista rural engenheiro agrônomo e responsável pela área de agroindústria na região administrativa do Escritório Regional de Erechim, Carlos Angonese, reforçou a importância da parceria destas entidades para os produtores proprietários de agroindústrias, no sentido de destacar de maneira mais eficiente os produtos das agroindústrias familiares, perante os demais e como coroamento do trabalho executado pela extensão rural no fomento a construção e legalização das agroindústrias, além de ter sua identidade visual qualificada. Angonese manifestou desejo de seguir com a parceria e ampliar as ações para outras agroindústrias que também podem ter sua identidade visual qualificada.

João Foschiera ressaltou o bom funcionamento do programa de extensão do Instituto Federal, à medida que consegue interagir com a as agroindústrias e suas famílias.

O representando a direção do Campus Erechim, Alexandre Adario reforça a conjunção de forças para agregar valor e qualidade nas ações regionais. Este trabalho, está na comunidade, vai além dos nossos muros. O IFRS está à disposição para agregar e ampliar parcerias e colaboração. Para o diretor de ensino Demian Boaroli, as instituições de ensino vão além da educação, temos a extensão curricular e universitária. A extensão são e uma forma de levar a expertise da equipe técnica para a comunidade.

A produtora Andreia Felski da agroindústria Rio de Sabores, do município de Carlos Gomes, agradeceu ao IFRS pela elaboração dos rótulos e logotipos. Já a agricultora Sandra Piovesan que produz queijos e doce de leite, em Barão de Cotegipe, considera muito importante o rótulo por sua importância visual e também pelas informações técnicas que deve conter. Ela contou que usará o novo logotipo em queijo autoral que estão desenvolvendo. “É importante contar com o conhecimento altamente qualificado dos professores da instituição, na contribuição com as agroindústrias pode diferenciar a apresentação dos já conhecidos e qualificados produtos das agroindústrias familiares.

*Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Erechim - Jornalista Terezinha Mariza Vilk


   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu

Nós e os terceiros selecionados usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, outras finalidades, conforme especificado na política de cookies.
Você poderá consentir o uso de tais tecnologias ao usar o botão “Aceitar”. Ao fechar este aviso, você continua sem aceitar.

SAIBA MAIS

Aceitar
Não Aceitar