|
|
|
Profissionais de Erebango participam de capacitação sobre toxoplasmose em Erechim |
|
| Treinamento reforça preparo da equipe de saúde e compromisso do município com a qualidade no atendimento | |
A Administração Municipal de Erebango segue investindo na qualificação dos profissionais da saúde. Na sexta-feira, 10 de abril, a enfermeira Danúbia Barela de Abreu e a médica clínica geral Franciane Barro participaram de uma capacitação voltada a médicos e enfermeiros, realizada na URI – Campus de Erechim.
O treinamento foi ministrado pelo Dr. Cláudio Silveira e teve como foco a toxoplasmose, abordando aspectos fundamentais como diagnóstico, investigação clínica e exames relacionados à doença.
A toxoplasmose é uma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, sendo transmitida principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados, carne mal cozida ou pelo contato com fezes de gatos infectados. Embora, na maioria dos casos, seja assintomática, a doença pode apresentar sintomas como febre, ínguas e dores musculares. Gestantes exigem atenção especial, pois há risco de transmissão ao feto, podendo causar complicações.
A participação na capacitação reforça o compromisso da Administração Municipal com a formação contínua das equipes de saúde, garantindo um atendimento cada vez mais qualificado à população. A iniciativa evidencia responsabilidade, cuidado e dedicação ao bem-estar dos cidadãos erebanguenses.

