O Rio Grande do Sul deu mais um passo estratégico para fortalecer sua competitividade e gerar novas oportunidades de desenvolvimento. Naquinta-feira (4), a Invest RS, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e o Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento, Trabalho e Inovação do RS, certificou 80 municípios que entregaram seus Planos Municipais de Atração de Investimentos, dentro do programa Desenvolve Município.
Ao todo, 229 municípios de todas as regiões do Estado aderiram ao programa, confirmando o interesse dos gestores públicos em estruturar políticas locais de desenvolvimento. Durante oito semanas, prefeitos, secretários e servidores participaram da primeira etapa do projeto, que contou com o apoio técnico da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A capacitação foi composta por trilhas de capacitação com aulas especializadas, mentorias estratégicas, encontros presenciais e, ao final, a elaboração de um plano municipal de desenvolvimento econômico.
Os 80 municípios que concluíram essa entrega foram reconhecidos como “Criadores do Futuro”, título que simboliza o compromisso institucional com a construção de ambientes favoráveis a novos investimentos. A próxima fase do programa dará continuidade às trilhas específicas, aprofundando ferramentas e metodologias aplicadas ao desenvolvimento econômico local.
A presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, destacou o caráter histórico do programa e reforçou a centralidade do tema na atual gestão da Federação.
“O Desenvolve Município nasceu da coragem dos municípios e do desejo de fazer mais e melhor pelas comunidades. Esse é um legado que a Invest RS deixa para o Estado e do qual a Famurs se orgulha em fazer parte. O desenvolvimento econômico devolve dignidade às pessoas, organiza o território e viabiliza a entrega de serviços públicos de qualidade”, completou.
O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, ressaltou o papel transformador da iniciativa e a importância de integrar as cidades à estratégia estadual de atração de investimentos. Ele também reconheceu a agilidade da Famurs na adesão ao projeto e o engajamento dos parceiros durante as capacitações.
“Os resultados que vamos colher no futuro são sementes plantadas agora. Queremos transformar a agenda de desenvolvimento por meio de ações diretas como essa. Foram oito semanas
de trabalho intenso, mas guiadas pelo propósito de modernizar a forma como o Estado e os municípios se posicionam para atrair investimentos”, destacou.
Além dos representantes municipais que receberam o troféu de ‘Criadores do Futuro’ e o certificado de entrega do plano, participaram do ato de certificação o chefe de Gabinete dos Prefeitos do RS, Salmo Dias de Oliveira, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ernani Polo, o secretário de Desenvolvimento de Restinga Seca, Matheus Ferrari, que representou o Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento, Inovação e Trabalho, e o diretor de Educação Continuada da Unisinos, Eduardo Senise.

