Presidente do Tribunal Superior Eleitoral projeta a “mesma tranquilidade” para o segundo turno das eleições presidenciais
Nunes Marques agradeceu aos eleitores brasileiros que compareceram às urnas

Por ROS
05/10/2026 09h22

No encerramento da apuração do primeiro turno das eleições deste ano, na noite de domingo (4), o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Kassio Nunes Marques, afirmou que projeta a “mesma tranquilidade” para a segunda etapa do pleito.

“A eleição não termina quando a votação é encerrada. Ela se completa quando a vontade soberana do eleitorado é conhecida e respeitada”, disse Nunes Marques em pronunciamento a jornalistas.

O ministro afirmou que a Justiça Eleitoral passará, agora, a realizar a preparação para o segundo turno. “Vamos, agora, trabalhar para termos um segundo turno com a mesma tranquilidade e normalidade que tivemos neste primeiro turno.”

O ministro também agradeceu aos eleitores brasileiros que compareceram às urnas. “Cada voto depositado representa uma manifestação legítima da vontade popular”, afirmou.

Segundo ele, a Justiça Eleitoral esteve mobilizada em todo o País para garantir o exercício do voto com segurança, tranquilidade e liberdade.

Nunes Marques afirmou que a apuração e a totalização dos votos transcorreram normalmente, apesar de um atraso pontual na divulgação dos resultados. Segundo ele, houve congestionamento no sistema responsável pela divulgação dos dados. O presidente do TSE reafirmou que a Corte manteve o absoluto controle da situação.

O ministro explicou que os protocolos de segurança e a rotina de verificação exigem a checagem de todos os sistemas em uma ordem específica, o que demanda tempo. “Antes da rapidez e da eficiência, prezamos pela segurança”, ressaltou.

Ao encerrar o pronunciamento, o ministro agradeceu aos mesários, aos servidores da Justiça Eleitoral, aos integrantes das forças de segurança, aos colaboradores, aos órgãos públicos e às demais instituições envolvidas na realização do primeiro turno. “São milhares de brasileiras e brasileiros que dedicaram seu tempo, seu conhecimento e seu trabalho à realização desta eleição. A cada um deles, o nosso reconhecimento”, afirmou.

menu
menu